O PPGCEM convida a comunidade acadêmica e os discentes da UFPA para participarem da reunião com o Presidente Executivo e o Representante da Regional Centro-Norte da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Será uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a ABM, estabelecer diálogos próximos com a indústria, bem como compreender as possibilidades de atuação mercadológica.

Data: 01/04/2024

Horário: 10h

Local: Auditório Colégio Intelectual

No próximo dia 27 de fevereiro, às 09h, na sala 302 - Campus Universitário de Ananindeua/UFPA, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais realizará sua Aula Inaugural do PPGCEM/UFPA, na qual os novos discentes serão recepcionados pela Coordenação do PPG.
 
Na oportunidade, serão tratados assuntos relevantes sobre o bom andamento do curso.

Para que possamos efetivar o cadastro dos senhores (as) como novos (as) discentes deste Programa, é necessário que nos encaminhem os seguintes documentos (em arquivos separados, pois precisamos anexar documento por documento no sistema):
- Comprovante de Residência;
- Registro Geral (RG)
- Comprovante de Pessoa Física (CPF)
- Título de Eleitor
- Certificado de Quitação Eleitoral
- Certificado de Alistamento Militar
- Histórico Escolar da Graduação
- Diploma da Graduação
Todos os documentos referentes à matrícula dos alunos aprovados deverão ser enviados para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia até 09 de fevereiro de 2024.  (Se possível, entregue antes desta data.)

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais do Campus Universitário de Ananindeua convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Bianca Correa Pinto no dia 07 de fevereiro, às 9h, através da Plataforma GoogleMeet.. A pesquisa, intitulada  AMIDO TERMOPLÁSTICO:  OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE AMIDO DE ARARUTA TERMOPLASTIFICADO COM NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO , foi orientada pela Profª Drª Ana Áurea Barreto Maia. 

 

Para assistir à defesa, acesse o link: https://meet.google.com/dce-ghwt-cyq

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo o e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Obs.: O PPGCEM não emite certificado e/ou declaração de participação como ouvinte da defesa.

A Comissão de Avaliação do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPA) referente ao Edital 01/2023 informa que a divulgação do resultado das inscrições homologadas será divulgado no dia 15 de janeiro de 2024.

A discente da turma 2022, Tainara de Paula Lima Lima, e a docente Dra Marcele Fonseca Passos receberam o Prêmio de Melhor Pesquisa e Contribuição na área de Biomateriais do XII Congresso Latino Americano de organismos artificiais e biomateriais que aconteceu na última semana em Mar del Plata na Argentina e a pesquisa apresentada faz parte da dissertação da aluna. As pesquisas desenvolvidas pela profa Dra Marcele possuem relevância nacional e internacional e contribuem para o desenvolvimento de novos materiais a partir de matéria-prima Amazônica.

A egressa Kelly Costa Alves foi premiada, em primeiro lugar, no 2° Concurso de Imagens da TESCAN do ano de 2023. A micrografia vencedora é sobre o HDL e Ácido Mirístico que compõe um material utilizado para drug delivery, tema principal de sua dissertação, intitulada Síntese e caracterização de complexos farmacêuticos baseados em hidróxido duplo lamelar (HDL) intercalado com nimesulida e ácidos graxos saturados e insaturados.  A micrografia vencedora irá compor o material de divulgação da TESCAN no ano de 2024.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou no dia 4 de dezembro a lista dos novos membros afiliados da instituição. Este ano as mulheres são maioria entre os titulares eleitos, o que reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica. A professora e pesquisadora Dra Verônica Scarpini Candido, da Universidade Federal do Pará, foi eleita para uma das cadeiras de Ciências da Engenharias e a posse será em agosto de 2024. Atualmente, a Profª Drª Verônica Scarpini está como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de  Materiais – PPGCEM/UFPA, além de coordenar  o Laboratório de Práticas Tecnológicas da UFPA, localizado no Campus Universitário de Ananindeua, e os grupos de pesquisa em Biomateriais e Materiais compósitos reforcados com fibras lignocelulósicas. Ela também é Membro associado da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e pesquisadora de produtividade, nível 2, do CNPq.

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023 acontecerá o 2º Simpósio Nacional em Ciências e Engenharia de Materiais na Amazônia, com o tema: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. O Simpósio será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e tem como objetivo promover o diálogo científico entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, no que diz respeito aos avanços das pesquisas na Amazônia. O Evento acontecerá 100% e contará com palestrantes regionais e nacionais.

Período: 30 de novembro e 01 de dezembro 2023, a partir das 9h30min.

Inscrições: https://forms.gle/m5ULyAMpHNgLLPx57

O Edital para seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Pará já está disponível. As inscrições acontecerão no período de 06/12/2023 à 06/01/2024. Serão ofertadas 20 vagas e o ingresso é para o 1º semestre de 2024. 

O curso de mestrado destina-se, prioritariamente, à formação de recursos humanos para atuação na área de Ciência e Engenharia de Materiais, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, de modo que a produção intelectual do aluno no curso tenha estreita relação com a área de concentração do Programa denominada de “Caracterização, Desenvolvimento e Aplicação de Materiais” e duas linhas de pesquisa. São elas: Linha 1: Tecnologia de Materiais e Linha 2: Materiais Nanoestruturados.

O edital e as informações completas estão disponíveis no site

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais do Campus Universitário de Ananindeua convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Kelly Costa Alves no dia 28 de junho, às 9h, na sala 302 do Campus Universitário de Ananindeua. A pesquisa, intitulada "PRODUÇÃO DE COMPLEXOS FARMACÊUTICOS BASEADOS EM HIDRÓXIDO DUPLO LAMELAR (HDL) INTERCALADO COM NIMESULIDA E ÁCIDOS GRAXOS SATURADOS E INSATURADOS", foi orientada pelo professor Francisco Ferreira de Sousa. 

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Obs.: O PPGCEM não emite certificado e/ou declaração de participação como ouvinte da defesa.