A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou no dia 4 de dezembro a lista dos novos membros afiliados da instituição. Este ano as mulheres são maioria entre os titulares eleitos, o que reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica. A professora e pesquisadora Dra Verônica Scarpini Candido, da Universidade Federal do Pará, foi eleita para uma das cadeiras de Ciências da Engenharias e a posse será em agosto de 2024. Atualmente, a Profª Drª Verônica Scarpini está como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de  Materiais – PPGCEM/UFPA, além de coordenar  o Laboratório de Práticas Tecnológicas da UFPA, localizado no Campus Universitário de Ananindeua, e os grupos de pesquisa em Biomateriais e Materiais compósitos reforcados com fibras lignocelulósicas. Ela também é Membro associado da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e pesquisadora de produtividade, nível 2, do CNPq.